Neuroendoscopia.com.br Neuroendoscopia Brasil
Neuroendoscopia

Neuroendoscopia
Sobre a Neuroendoscopia

O neuroendoscópio é considerado hoje mais um recurso na prática diária da neurocirurgia, principalmentena faixa etária pediátrica em que são mais frequentes os casos de hidrocefalia obstrutiva.

A abordagem das doenças encefálicas com técnicas endoscópicas pode ser realizada, basicamente, por meio de acessos transcranianos ou endonasais. A intenção primordial ao se utilizarem tais técnicas é, além de oferecer um tratamento seguro e efetivo, possibilitar uma recuperação pós-operatória mais rápida, confortável e bem tolerada.

Os acessos transcranianos são utilizados para a abordagem aos transtornos do sistema ventricular e da circulação liquórica. Em tais situações, o endoscópio é o principal instrumento para a realização do procedimento. Assim, define-se a neuroendoscopia pura.A chamada microneurocirurgia,assistida por endoscopia, consiste na utilização do
endoscópio como instrumento auxiliar responsável pela melhor visão das estruturas neurovasculares relacionadas com a doença, como por exemplo na cirurgia dos aneurismas intracranianos. Acessos endonasais, que possam ser utilizados para tratamento de tumores que envolvam a base do crânio, também são assim definidos.

Muitas vezes chamado de cirurgia minimamente invasiva, o uso do endoscópio, entretanto, tem os mesmos princípios e riscos de um procedimento microneurocirúrgico tradicional. Dessa maneira, tal denominação não parece ser a mais adequada.

Artigos publicados
© 2009 - Neuroendoscopia.com.br - Todos os direitos reservados - Clínica Zymberg : www.clinicazymberg.com.br : contato@clinicazymberg.com.br